quarta-feira

Formação II

Numa altura em que em virtude da nova legislação sobre o regime de carreiras (Decreto-Lei 121/2008) a BAD apela à mobilização dos profissionais de forma a estarem atentos aos possíveis casos de violação dos princípios definidos a legislação sobre a especificidade e o desempenho de funções na nossa áreas, confesso que tenho algumas dúvidas.

Se por um lado é possível compreender a evolução que esta legislação apresenta enquanto forma de permitir a contratação de profissionais de diferentes áreas para o desempenho de funções com um maior grau de especialização, por outro pode permitir alguma promiscuidade na contratação de profissionais para trabalhar em bibliotecas... como infelizmente sucede muitas vezes.

Lamento se ofendo alguns colegas mais puristas, mas gostava de colocar algumas questões: se uma biblioteca quiser contratar uma recepcionista ou alguém com competências na área do atendimento para trabalhar no balcão de empréstimo isso é necessáriamente mau? Ou se uma determinada instituição sentir que alguém com formação na área de informática faz falta num serviço multimédia ou uma educadora de infância ou animadora num serviço infantil, isso é necessariamente negativo.
Posso correr o risco, e admito-o, de parecer ingénuo mas estas parecem-me eventuais formas de rentabilização de recursos humanos e de boas práticas de gestão de serviços sempre parcos em recursos (humanos).

Que funções queremos reservar para os bibliotecários (sentido alargado)? Que áreas de trabalho devem ser obrigatoriamente desempenhadas por pessoas com formação na área das bibliotecas? Que lugar queremos que a sociedade e o poder político nos atribua? Para onde caminham as bibliotecas face a esta nova forma de ver a "nossa" formação/profissão?

Recentemente fui confrontado no meu local de trabalho com um e-mail de um leitor que me perguntava o que tinha de fazer para trabalhar numa biblioteca...
Nunca tive tanta dificuldade em responder a esta pergunta como actualmente. E todos sabem que apesar da aura de fama e glória que rodeia a profissão, é quase sempre necessário explicar com algum pormenor a nossa formação e as nossas funções diárias.

Sem comentários: