sexta-feira

Leio o que eu quero!

Banned Books Week é a única comemoração nacional (EUA) da liberdade de leitura. Iniciada em 1982 como resposta a uma repentina proibição de ler/vender diversos livros em escolas, livrraias e bibliotecas. Mais de 1000 livros foram proibidos desde 1982. As proibições surgiram em diversos estados e comunidades por todo o país. Aqui pode ser consultado o mapa dos livros proibidos nos EUA entre 2007 e 2009.
A maioria destes livros são proibidos devido a terem (aparentemente) um conteúdo sexualmente explicito ou à presença de violência, por referências profanas, à presença de linguagem em calão ou ainda por apresentarem quadros sociais ofensivos relacionados com grupos raciais, religiosos ou minorias sexuais.
Nesta lista de livros proibidos incluem-se obras clássicas da literatura universal ou dos EUA, bem como publicações recentes.

Banned Books Week é patrocinada pela American Booksellers Association, American Booksellers Foundation for Free Expression, American Library Association, American Society of Journalists and Authors, Association of American Publishers e pela National Association of College Stores. Apoiada pelo Center for the Book da Biblioteca do Congresso.




Para comemorar a Banned Books Week, Chad, Rustle, e Mooch, "The Crash Pad puppets", interpretam mal o que significa a BBW, ao tentar retirar da bibliotecas alguns livros com conteúdo inapropriado, tais como "Ratos e Homens", "As Vinhas da Ira", "A alegria de Cozinhar" e até mesmo a lista telefónica.
Uma forma divertida de alertar algumas consciências!!

Mais informações aqui.

Na semana da Banned Books Week e apesar de por cá ainda não termos de nos preocupar com este problema (pelo menos de forma declarada e oficial!) fica o convite a lerem tudo o que quiserem!

Sem comentários: