sábado

Banned Book Week

Durante os próximos oito dias (23 a 30 de Setembro) as bibliotecas norte americanas estão em luta contra a eixtência de livros proibidos, numa acção desenvolvida pela ALA.
Esta campanha é realizada anualmente desde 1982 e tem como objectivos encorajar todos os cidadãos a ler os livros proibidos por serem contra o conceito tradicional de família, por falarem de racismo ou por darem uma perpectiva crítica sobre a religião.
Encarada como uma campanha pela liberdade dos leitores, funciona ao mesmo tempo como uma enorme campanha de promoção da leitura e de luta pela liberdade de expressão.

Nos últimos 5 anos foram registadas cerca de 3.000 tentativas para banir diversos títulos de bibliotecas escolares e bibliotecas públicas devido ao seu conteúdo ou em virtude da sua inadequação ao público. Tendo em conta estes números foi criado um TOP com os títulos com maior número de críticas:

1. Harry Potter series - J.K. Rowling

2. The Chocolate War - Robert Cormier

3. Alice series - Phyllis Reynolds Naylor

4. Of Mice and Men - John Steinbeck

5. I Know Why the Caged Bird Sings - Maya Angelou

6. Fallen Angels - Walter Dean Myers

7. It's Perfectly Normal - Robie Harris

8. Scary Stories series - Alvin Schwartz

9. Captain Underpants series - Dav Pilkey

10. Forever - Judy Blume

No site da ALA é possível aceder a uma imensa lista de actividades que procura fomentar o protesto contra a censura e as tentativas de proibir a divulgação de livros.

Se estivesse nos EUA concerteza que durante esta semana usaria o autocolante da campanha da ALA - I read banned book


Imagens: site da ALA

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu usaria o crachá, se estivesse a viver lá?!
É realmente paradoxal que uma sociedade tão tecnológica e cientificamente avançada, em pleno Sec. XXI, tenha procedimentos medievais face ao conteúdo de livros? de facto é a constatação de que os livros são armas poderosas, quando conjugados com a inteligência, a sensibilidade e a iniciativa de quem os lê. (E onde pára a verdadeira liberdade intelectual nos restantes dias do ano? Quem a prende?)
Só por cautela, eu sugiro aos leitores americanos que não virem as páginas dos ditos ?banidos? utilizando as pontas dos dedos humedecidos em saliva? não vão eles estar envenenados também?. ;-)
Ana AG

Anónimo disse...

Parece que a censura (do Blogger) também actuou no meu textinho. Pois onde escrevi Reticencias e Aspas, apareceram Pontos de Interrogação.
(Eu colei o texto a partir do Word e ele estava como eu queria) AAG