sexta-feira

"Do livro para o blog"

Livros que nasceram de blogs, há muitos. Já o contrário, não é habitual. Em 1918, o escritor catalão Josep Pla iniciou a escrita de entradas no seu "Quadern Gris", um dos livros mais lidos da moderna literatura catalã. Para comemorar os 90 anos da efeméride, a Fundació Josep Pla decidiu inaugurar um blog onde regista, exactamente nos mesmos dias em que Pla o fez, as entradas do "Quadern Gris". Em Novembro desde ano, mês em que terminarão as entradas, teremos a edição integral do livro em formato blog [http://quaderngris.blogspot.com/] disponível para os leitores de qualquer ponto do mundo.
In Os Meus Livros (Abril 2008)

Esta notícia voltou a recordar-me as potencialidades, que a ferramenta blog em especial, mas a internet de uma forma mais global, disponibiliza para os escritores e para toda a indústria editorial.
No início do ano falou-se também de um outro blog [http://www.wwar1.blogspot.com] onde a família de um ex-combatente da I Guerra Mundial (William Henry Bonser Lamin) publicou as cartas enviadas por este seu antepassado pela mesma ordem e nos mesmo dias em que tinham sido originalmente escritas.
Estes são apenas 2 exemplos de como os blogs podem ajudar na divulgação literária, na revelação de novos talentos e na construção de novos processo de construção de textos literários: quem não se lembra de "A Baía dos Tigres" de Pedro Rosa Mendes que foi a primeira experiência nacional de publicação simultânea na internet e em papel ou "Os Surfistas" de Rui Zink, escrito integralmente na internet com a colaboração do público.

Se já antes de toda esta oferta era costume dizer-se: "Tantos livros e tão pouco tempo...", que será de nós agora!

Sem comentários: